Peça teatral para conscientizar os jovens sobre o vírus da Aids
No Dia Mundial de Luta contra Aids, lembrado neste sábado, Laguna faz um alerta especial para a juventude. Com o tema Por uma geração sem Aids, o município quer orientar a população da faixa etária entre 14 e 24 anos para o risco de contágio da doença e sobre a importância da prevenção.
Hoje, em Laguna, são 175 pessoas com Aids seis são crianças 65 feminino e 110 masculino. Outros 187 pacientes possuem o vírus do HIV 96 mulheres e 91 homens.
Sexta-feira, no Caic, no bairro Portinho, haverá apresentações artísticas do Grupo Teatral Terra e oficinas com os jovens. Temas como amor, saúde, qualidade de vida e prevenção, serão abordados durante o trabalho de conscientização.
A prefeitura de Laguna, através da Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo trabalho educativo nas escolas, e em parceria com o grupo Teatral Terra, apresentações de teatro abordando o tema.
A Secretaria de Saúde juntamente com o Programa vem desenvolvendo trabalho com os profissionais de Saúde no sentido da melhora da qualidade do atendimento aos portadores, localizado no Pronto Atendimento, no posto de saúde Carioca. Neste local, eles são orientados recebem medicamentos.
Em 2007 foram descobertos 6 novos casos
A coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, Ana Cristina Figueiredo, informa que somente neste ano, até outubro, foram descobertos 6 novos casos. Muitos foram de pessoas que já possuíam o vírus e manifestaram a doença; outros nem sabiam que eram portadores. Desde que o programa começou em 1990 foram 132 óbitos, devido a doença.
No Brasil quase 70 mil casos de Aids foram registrados entre pessoas com menos de 24 anos, cerca de 16% dos casos no país. Na população em geral, a estatística é de 16 homens para cada 10 mulheres infectadas.
Na faixa de 13 a 19 anos, são seis casos em meninos para dez em meninas.
O site oficial da campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids é www.qualsuaatitude.com.br