Samba no Mercado faz homenagem ao Dia Nacional do Samba

Neste sábado, dia 01º, o projeto Samba no Mercado fará homenagem especial ao dia Nacional do Samba.

O grupo lagunense Swuing Atrevido e Cavaquinho de Ouro, de Tubarão, serão os responsáveis pela animação do evento, que conta ainda com a “canja” de ritmistas e cantores locais.

“Não poderíamos deixar esta data passar em branco. O samba merece todas as nossas homenagens”, comentou Mª Célia Bernardo, presidente da Fundação Lagunense de Cultura.

O projeto “Samba no Mercado”, acontece a cada 15 dias no Mercado Público no Centro Histórico, numa iniciativa da Fundação Lagunense de Cultura e Liesla – Liga Independente das Escolas de Samba de Laguna.

O Dia Nacional do Samba
Ary Barroso, um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos compôs o samba “Na Baixa do Sapateiro”, que tinha uma letra que exaltava a Bahia, sem nunca ter visitado nenhuma cidade baiana.
Mas na primeira vez que ele pisou em Salvador, num dia 2 de dezembro, o vereador baiano Luís Monteiro da Costa aprovou uma lei que declarava que aquele dia seria o Dia Nacional do Samba, numa forma de homenagear o compositor. A partir desse acontecimento a data tornou-se um dia para se comemorar toda a riqueza do samba, um dos principais patrimônios culturais brasileiros.