Governo Federal libera recursos para dar início à reciclagem do lixo no município

O projeto é instalar uma usina de lixo reciclável na comunidade da Vila Vitória. A verba, cerca de R$160 mil, repassada pelo Ministério das Cidades, beneficiará mais de 30 catadores de lixo, através da capacitação e comercialização do material reciclado.

“O objetivo desse projeto é resolver o problema do lixo que é jogado em terrenos baldios e a inclusão social dos catadores”, salienta o Prefeito Célio Antônio.

O dinheiro enviado pelo Governo Federal será utilizado para construir um galpão e comprar os maquinários necessários para o processamento do lixo. “Os catadores serão capacitados para o manuseio das máquinas e a destinação final do material reciclado”, afirma o prefeito. Todos serão cadastrados para participar do projeto.

A usina será usada para reciclagem do lixo seco: plástico, vidros, metais e papéis.

“Tudo que for produzido será vendido para as empresas interessadas, e esse recurso será totalmente repassado aos catadores”, ressalta.

O projeto de instalação da usina, que foi encaminhado junto à Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, deve ter início no ano que vem. “Com isso, estamos introduzindo a reciclagem do lixo no município”, completa o prefeito.

Números

Atualmente, o município recolhe, aproximadamente, 750 toneladas de lixo por mês. Com o centro de processamento, o objetivo é reciclar, mensalmente, 10% desse número, o equivalente a 75 toneladas.