Ministro da Pesca vem à Laguna assinar projeto de construção de 21 trapiches

Para dar uma melhor estrutura aos pescadores do Complexo Lagunar, o Governo Municipal e a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca – SEAP, irão construir 21 trapiches, que servirão de ponto de apoio para embarcações nas comunidades ribeirinhas. Ao todo, mais de 1.500 famílias serão beneficiadas.

Por esse motivo, o Ministro da Pesca, Altemir Gregolim, visita o município, na sexta-feira, dia 14, para assinar o projeto, que já tem recurso liberado para começar. A cerimônia acontecerá no Clube Congresso, às 10h.

“Essa obra vai organizar o setor e facilitar o desembarque na beira da lagoa em períodos de maré baixa, quando o lodo impede o pescador de chegar a parte rasa com o barco”, explica o assessor especial da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, Joel Ribeiro Mota.

O projeto contempla as comunidades da Barranceira, Bentos, Caputera, Estreito, Cabeçuda, Portinho, Arial, Canto da Lagoa, Cigana, Pescaria Brava, Barreiros, Laranjeiras, Ponta das Laranjeiras, Figueira, Nova Fazenda, Perrixil, Mato Alto e Santiago.

“A extensão dos trapiches vai depender da profundidade da lagoa em cada comunidade, alguns vão ser de 100 metros, outros 60 e 70”, disse Mota.

Ao todo serão mais de R$280 mil disponibilizados pelo Governo Federal, através da Secretaria Especial de Pesca, e contrapartida de, aproximadamente, R$70 mil do Governo Municipal.

“Depois da construção dos trapiches, também temos um projeto para construir os sarilhos (ranchos para guardar as embarcações)”, salienta.

Dados

Os pescadores dessas comunidades vivem da pesca do camarão, siri, tainha, curvina e bagre. O tamanho embarcações chega a seis metros.