Procon orienta os consumidores para as compras de natal

Comprar à vista ou à prazo? Essa é só uma das questões discutidas no Procon quando o assunto é fornecer dicas aos consumidores para as compras de final do ano. Nessa época, o consumidor deve estar atento às promoções, formas de pagamento, troca de mercadorias, compras na internet, entre outros. Uma das regras básicas é evitar as compras por impulso e procurar comprar com antecedência.

“É sempre preferível comprar à vista porque tem descontos e sai mais barato. Nas compras à prazo a pessoa acaba pagando duas vezes o produto, devido aos juros”, explica a diretora do procon em Laguna, Lorena Andrade. Quando os preços a prazo forem iguais aos preços à vista, negociar, exigir, descontos e sugerir formas de pagamento

Muitos consumidores acabam comprando a mercadoria com pressa e, algumas vezes, pode estar com defeito: “De acordo com o código de defesa do consumidor, os bens duráveis, como eletrodomésticos e eletrônicos, por exemplo, têm garantia na assistência técnica do fabricante, caso venha com defeito, mas as pessoas pensam que devem ganhar um produto novo”, salienta Lorena.

Já em relação aos bens não-duráveis, como roupas e sapatos com defeito, por exemplo, o consumidor tem até 30 dias para receber um produto novo: “O produto é enviado para laudo da fábrica, caso a pessoa não receba uma mercadoria nova, deve receber o dinheiro de volta”, reforça a diretora.

O consumidor que optar por fazer as compras de natal pela internet deve ficar atento ao registro da empresa e procurar boas referências. O prazo para cancelar a compra é de até 7 dias.

Dicas

O procon orienta os consumidores a terem cautela na hora das compras, tomar cuidado com a compras à prazo com parcelas numerosas, ficar atento às promoções, que, muitas vezes, podem ser enganosas e pesquisar: “O comprador deve ser antes de tudo um pesquisador, tem que ser um fiscal dele mesmo”, diz Lorena.

Mais informações no telefone 3646-0533 / ramal:248. O procon está localizado no hall do Centro Administrativo Tordesilhas.