Calor provoca o aparecimento mais rápido da intoxicação alimentar

Nesta época do ano, a falta de cuidados e a má conservação e higiene no processo dos alimentos, pode ocasionar intoxicações. Fiscais da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Laguna orientam a população sobre os cuidados necessários com a  manipulação, conservação e aquisição de produtos alimentícios.

Da produção até ser servido no prato das pessoas, pode ocorrer a deterioração de um alimento. Microorganismos podem surgir e contaminar o alimento no processo de manipulação ou de preparo, ou surgem quando estes se tornam muito velhos e impróprios para serem ingeridos. Com o calor as temperaturas mais elevadas a deterioração pode acontecer de maneira ainda mais rápida.

“As pessoas devem tomar cuidado em casa, festas, no consumo em bares e lanchonetes. Bebidas e alimentos devem ter registro no órgão competente”, destaca a fiscal da vigilância Leandro Souza.

Outra dica da fiscal se dá em razão do descongelamento de alimentos. “Muitas pessoas esperam o resfriamento no sol ou em temperatura ambiente. Ambos os meios são inadequados já que o correto é faze-lo sob refrigeração”, esclarece.  Outro detalhe em que devemos ficar atentos é em relação a maionese caseira. “Apesar de ser constantemente alertado muitas pessoas continuam a consumir alimentos cuja composição possui ovo cru” lembra. Por fim, ela alerta ao fato da higiene. “Na hora da manipulação dos alimentos higiene é fundamental, lavar as mãos é imprescindível ”.

Denúncias a Vigilância Sanitária devem ser realizadas pelo telefone 3644-1315, das 8h ás 12h e das 13h ás 17h30min. Plantão da Vigilância é no 9102-4500.