Pesquisa revela as boas condições para banho das praias do município

Os balneários da cidade estão apropriados para banho. Esse foi o resultado do 6º relatório de balneabilidade realizado pela Fundação do Meio Ambiente – Fatma. O boletim divulga as boas condições da água nas Praias do Gi, Tereza, Itapirubá, Cardoso, Mar Grosso e Farol.

Realizado em todo a extensão do litoral catarinense, o relatório de monitoramento da qualidade da água do mar para banho, determina se a praias estão contaminadas ou não com esgotos domésticos. Os pontos selecionados são os que têm maior fluxo de banhistas.

De dezembro a janeiro, as amostras de água são colhidas semanalmente. Nos outros meses, a pesquisa é feita mensalmente.

Como a pesquisa é feita?

Seguindo as normas da Resolução Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), a pesquisa começa com a coleta de amostras da água do mar em mais de 180 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense.

A existência de esgoto é verificada através da contagem da bactéria Escherichia colia presente nas fezes de animais de sangue quente, que podem colocar em risco a saúde dos turistas e da população local.

Os técnicos fazem as coletas da água do mar a 1 (um) metro de profundidade, na quantidade de 250 mililitros em cada ponto. O material coletado é submetido a exames bacteriológicos durante 24 horas. São necessárias 5 (cinco) semanas consecutivas de coleta para se obter um resultado tecnicamente confiável. 

O ponto é considerado Impróprio para banho quando em 60% dos últimos 5 resultados o volume de Escherichia coli (presente nas fezes de animais de sangue quente, incluindo o homem) – for superior a 800 por 100 mililitros de água, nas amostras coletadas. Quando o resultado obtido é Impróprio, indica que há o risco de contaminação naquele local, e não necessariamente a contaminação

Fonte: www.fatma.sc.gov.br