Maquiagem, aromaterapia, poesias, dicas de saúde e atendimento odontológico serão algumas das atividades no Dia Internacional da Mulher

Para lembrar a data, conscientizar o papel da mulher na sociedade e também oferecer um dia para cuidar de si, o próximo sábado, dia 8 de março, terá uma programação diferente na Praça Paulo Carneiro, em frente ao Mercado Público.

A loja Boticário irá apresentar dicas de maquiagem, a Clinicenter terapia corporal, a Pastoral da Saúde irá informar sobre benefícios da natureza. A loja Hanna`s oferecerá mesa de grãos e também será distribuído frutas e sucos.

A Secretaria de Saúde estará disponibilizando o odontomóvel para as mulheres cuidar dos dentes. O projeto Hospital na Praça /Sesc ao seu Alcance fornecerá profissionais para exames de glicemia, aferição de pressão, cálculo de índice da massa corporal.

Recreadores irão brincar com os filhos para as mães aproveitarem o dia.

Na parte da tarde, às 15h, no hall de entrada do Mercado Público, a Rede Feminina de Combate ao Câncer promove palestra sobre oncologia.

O comércio vai estar aberto até as 17h.

O evento é uma parceria da Fundação Irmã Vera, Secretaria de Saúde, Sesc e Acil.

Motivo da data

A idéia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão econômica, que levou aos protestos sobre as condições de trabalho.

As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.