Núcleo Gestor do Plano Diretor promove reunião na quarta-feira

O núcleo gestor do Plano Diretor estará reunido na próxima quarta-feira, dia 12, ás 9h45min, no escritório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O grupo é composto por representantes de vários segmentos da sociedade. Realizado pela Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação com apoio da Fundação da Unisul, Faepesul.

O primeiro Plano Diretor de Laguna é de 1978. O que está sendo elaborado tem o desafio de planejar a cidade para os próximos 10 anos.

Laguna, por sua localização litorânea, seu potencial turístico e sua atividade econômica, baseada na pesca, turismo e atividade portuária tem atraído, sobretudo nas últimas décadas, um grande número de migrantes.

Fatores que têm dinamizado consideravelmente o processo de expansão urbana, sobretudo em áreas periféricas ao centro histórico.

Este crescimento acelerado aliado a falta de políticas públicas compatíveis e a falta de conscientização da população em relação às questões ambientais estabelecem um processo de desenvolvimento desarmônico.

A expansão do mercado imobiliário e o uso indiscriminado dos recursos naturais não consideram de forma satisfatória os critérios de desenvolvimento sustentado.

São assuntos que deverão ser tratados no Plano Diretor.