Segunda etapa de revitalização do centro histórico beneficiará ciclistas

Um estímulo para deixar o carro na garagem e usar a bicicleta não só para passeio, mas também como meio de transporte será uma opção para os moradores que precisam se deslocar até o centro histórico, depois de passar pela segunda etapa de revitalização. A obra inclui 19 suportes de bicicletário distribuídos em cinco pontos da orla, “sempre próximos às faixas de pedestres”, analisa o engenheiro da assessoria técnica de projetos do Governo Municipal, Fabiano Silveira.

Em fase de licitação, a segunda etapa inclui, além da pavimentação da avenida que se estende da capitania dos portos até o colégio Stella Maris, também alargamento das calçadas, mobiliário urbano (floreiras, lixeiras, bancos, mesas para jogos) e arborização.

Elaborada pelo arquiteto Diego Steffen Morais, com auxílio e supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, a segunda etapa das obras terá o acompanhamento de um fiscal de obras da prefeitura.

A documentação do processo licitatório será de responsabilidade da assessoria técnica de projetos do Governo Municipal.

Ao todo estão sendo revitalizados 1200 metros de extensão, trecho entre o Memorial Tordesilhas e o colégio Stella Maris.

Benefícios da bicicleta para a saúde

A bicicleta, além de manter o bem-estar, previne problemas de saúde, não polui o meio ambiente e é ideal para quem não quer enfrentar trânsito.

Além disso, andar de bicicleta ajuda a reduzir o colesterol, pressão arterial, diabetes e diminui o risco de doenças coronarianas.

Também contribui para a redução da obesidade e fortalecer os músculos dos membros inferiores. “A bicicleta é espetacular nesse aspecto, pois não traz lesões para o aparelho locomotor como a corrida. É ela que sustenta o peso corporal”, afirma o fisiologista Paulo Zogaib.

Fonte: www.folha.uol.com.br