Comunidade conhece a segunda etapa da revitalização do Centro Histórico

A orla da lagoa Santo Antônio dos Anjos com traços modernos, mas não esquecendo do passado e valorizando os passeios públicos. Proposta da apresentação da segunda etapa da revitalização do centro histórico realizada nesta quarta-feira, dia 12, no Clube Congresso.

O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional (Iphan) em Santa Catarina, Ulisses Monarin, o arquiteto contratado pela Amurel, Diego Moraes, a chefe do escritório do Iphan, Ana Paula Citadin e o prefeito Célio Antônio mostraram o projeto, que está disponível no site www.laguna.sc.gov, também tiraram dúvidas da população.

De acordo com o prefeito Célio Antônio, nesta semana a licitação das obras da segunda etapa iniciaram. O trecho da Capitania dos Portos até o Colégio Stella Maris irá receber pavimentação, calçadas uniformizadas e recuo para estacionamentos. O início do poligonal do patrimônio histórico tombado será identificado (em frente a praça do Expedicionário).

A pista não será diminuída, em alguns locais terá estreitamento. Os pavers colocados na primeira etapa terá continuidade. A segunda etapa deverá compreender melhorias de embelezamento na primeira etapa, como na área da antiga banca de peixes e o trecho das lojas, ao lado do mercado público.

Primeira etapa

A comunidade questionou a obra da primeira etapa. Segundo o superintende do Iphan, a obra não foi concluída “pois a fiscalização do Iphan observou problemas com a deslocamento de pavers. A empresa não irá receber os recursos enquanto não ficar de acordo com o edital”, disse.
Em Santa Catarina, apenas em Laguna e São Francisco do Sul, o Iphan realizou obras de pavimentações. “Peço desculpa para a população dos transtornos causados pela obra”, frisou.

Praça Paulo Carneiro

A chefe do escritório do Iphan, Ana Paula Cittadin, explicou que a Praça Paulo Carneiro deverá receber um posto policial e ponto de táxi. As duas obras deverão ser erguidas com ajuda da iniciativa privada. “ Encaminhamos o projeto para a Secretaria de Segurança Pública, tudo elaborado junto com a polícia e a Associação Comercial e Industrial de Laguna”.

Onde irão ficar os ônibus dos turistas ?

Os presentes questionaram o local destinados para os ônibus de turistas, que visitam a cidade. O prefeito Célio Antônio explicou que a região ao lado do Ginásio Bertoldo Werner será para os veículos com passageiros. “O visitante irá entrar caminhando pelo Centro Histórico”, disse.

Lajotas da antiga pista

As lajotas retiradas na segunda etapa da revitalização do Centro Histórico serão destinadas para pavimentações no bairro da Vila Vitória, já acertado com a associação de moradores e a Caixa Econômica.