Mutirão para combater o câncer de mama e do colo-uterino
Para as mulheres que não têm tempo durante a semana para realizar o exame preventivo. A Secretaria de Saúde irá abrir o Posto de Atendimento Médico (Pam) do bairro Magalhães, no dia 29, das 13h30min às 17h30min.
O exame pode diagnosticar o câncer do cólo uterino e de mama.
As mulheres podem agendar o exame no 3644-0602 ou no 3644-0911.
Saiba mais
O que é HPV?
É um vírus transmitido pelo contato sexual que afeta a área genital tanto de homens como de mulheres.
O HPV é uma família de vírus com mais de 80 tipos. Enquanto alguns deles causam apenas verrugas comuns no corpo, outros infectam a região genital, podendo ocasionar lesões que, se não tratadas, se transformam em câncer de colo do útero.
Uma das características desse vírus é que ele pode ficar instalado no corpo por muito tempo sem se manifestar, entrando em ação, em determinadas situações como na gravidez ou numa fase de estresse, quando a defesa do organismo fica abalada.
Como devo me prevenir ?
Como em qualquer doença transmitida pelo sexo, é preciso que se tomem alguns cuidados como:
– Manter cuidados higiênicos;
– Ter parceiro fixo ou reduzir o número de parceiros;
– Usar preservativos durante toda a relação sexual;
– Visitar regularmente seu ginecologista para fazer todos os exames de prevenção.
O que é o câncer de mama ?
O câncer de mama propriamente dito é um tumor maligno. Isso quer dizer que o câncer de mama é originado por uma multiplicação exagerada e desordenada de células, que formam um tumor.
O tumor é chamado de maligno quando suas células tem a capacidade de originar metástases, ou seja, invadir outras células sadias à sua volta. Se estas células chamadas malignas caírem na circulação sangüínea, podem chegar a outras partes do corpo, invadindo outras células sadias e originando novos tumores.
Como é feito o diagnóstico ?
O melhor meio para se diagnosticar o câncer de mama é a mamografia, que é capaz de detectar o tumor antes mesmo que ele se torne palpável. Quando o diagnóstico é feito dessa forma, ainda no início da formação do tumor, as chances de cura se tornam muito maiores, descartando a necessidade de retirada da mama para o tratamento.
Apesar de ser um método eficaz, a mamografia não descarta o auto-exame e o exame feito pelo ginecologista ou mastologista, já que alguns nódulos, apesar de palpáveis, não são detectados pela mamografia.