Equipe do programa de tuberculose promove ação preventiva na unidade prisional do município

Prevenir o aparecimento de novos casos e informar sobre o tratamento da doença são algumas das ações educativas que serão realizadas durante esta semana na unidade prisional do município. Hoje, Dia Mundial de Combate a Tuberculose, começou a ser feita a distribuição de cartazes e panfletos explicativos pela equipe do Programa de Tuberculose.

O que muitas pessoas não sabem é que a doença tem cura em 99% dos casos. “ A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa que está intimamente associada à baixa imunidade e à condição de vida inadequada e falta de saneamento básico”, explica o enfermeiro do programa, Marcos Zanoni.

Os principais sintomas da doença são tosse, perda de peso, suores noturnos e cansaço. A partir desses sintomas, a pessoa deve procurar um posto de saúde de sua comunidade e solicitar os exames básicos para diagnosticar a doença: “Sendo o diagnóstico positivo, o paciente será então encaminhado à unidade de saúde central (posto da Carioca) para realização dos exames complementares e avaliação”, explica Marcos.

Em 2007 foram detectados 17 novos casos da doença em Laguna. Hoje, 19 pacientes estão em tratamento.

Durante o tratamento, além das medicações prescritas, o paciente deve tomar outros cuidados fundamentais como: alimentação adequada, boa higienização e ventilação do ambiente domiciliar, evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas.

A equipe do Programa de Tuberculose estará, entre os dias 24 e 27 de março, realizando a campanha preventiva e procurando detectar novos casos na unidade prisional, “estaremos orientando todos os funcionários para ficarem atentos ao aparecimento dos sintomas da doença”, reforça o enfermeiro.

A tuberculose é uma doença infecciosa transmitida pelo ar, pode atingir todos os órgãos do corpo, mas o pulmão é o mais afetado. É causada por um microorganismo chamado Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch. A prevenção consiste na vacinação infantil.

A equipe do programa é formada por um médico, Dr Airton Moraes, um enfermeiro, Marco Aurélio Zanoni, e duas técnicas de enfermagem, Maria Adélia Alves e Adriana Camilo.