Secretaria de Saúde faz um alerta sobre o câncer
Os números assustam, mas é a realidade: cerca de 80% dos casos de câncer estão relacionados ao ambiente, ou seja, fatores externos são os vilões da doença. Os hábitos e estilos de vida modernos estão desencadeando o surgimento, cada vez maior, de diferentes tipos de câncer.
Para reforçar a importância dos cuidados com a doença, na próxima terça-feira, 8, Dia Mundial de Combate ao Câncer, todas as unidades de saúde do município estarão dando orientações preventivas aos pacientes. Fazemos isso todos os dias, além das atividades de prevenção, também oferecemos exames de diagnósticos e suporte ao tratamento desses doentes, salienta a enfermeira responsável pela Estratégia Saúde da Família, Rosinete Ramos.
Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), os tipos mais incidentes de câncer, no Brasil, para os próximos anos, serão os de próstata e pulmão no sexo masculino, e mama e colo do útero no sexo feminino.
Saiba mais sobre a doença:
O câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, e podem se espalhar para outras regiões do corpo. Estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que é o acúmulo de células cancerosas.
Já o tumor benigno é apenas uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente representa um risco de morte.
Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes.
Só para dar alguns exemplos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele e alguns vírus podem causar leucemia. E ainda, alguns estudos revelaram que certos alimentos também são fatores de risco.
Fonte: www.brasilescola.com.br