Cinema Falado de Laguna exibe filme de Tim Burton
O projeto Cinema Falado do Iphan promove a segunda exibição do ano nesta segunda-feira, dia 28 de abril, trazendo um belo filme de Tim Burton. Trata-se de Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas, produzido em 2003, tendo no elenco nomes como Ewan Mcgregor, Albert Finney, Danni DeVito e Jessica Lange.
A sessão começa às 18h30min, no auditório do Iphan, na Praça Vidal Ramos 118, Centro. Como mediadores convidados estarão o sociólogo Clayton Godoy e o historiador Marcos Rabelo, ambos pesquisadores que atuam na área de estudos e registros do patrimônio imaterial do Iphan.
O Filme
Ed Bloom (Albert Finney) é um grande contador de histórias. Quando jovem Ed saiu de sua pequena cidade-natal, no Alabama, para realizar uma volta ao mundo. A diversão predileta de Ed, já velho, é contar as aventuras que viveu neste período, mesclando realidade com fantasia.
As histórias fascinam todos os que as ouvem, com exceção de Will, filho de Ed. Com a doença do marido Ed, Sandra (Jessica Lange), mãe de Will, tenta aproximar pai e filho, o que faz com que Ed enfim tenha de separar ficção e realidade daquelas histórias.
A direção de Tim Burton, aliada à bela fotografia de Philippe Rousselot, nos traz a sempre bem-vinda magia do cinema, ao produzir algumas imagens que parecem saídas, verdadeiramente, de um sonho ou de um livro de histórias.
Tendo como pano de fundo uma forte relação entre pai e filho, é no campo da ficção, entretanto, que as lições de vida acontecem e que nos levam a um final emocionante e cheio de revelações.
Peixe Grande recebeu uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Trilha Sonora. Além disso, foi nomeado ao Globo de Ouro por outras quatro indicações, nas categorias Filme –
O Projeto
Cinema Falado é um projeto pensado para se conversar sobre cinema. Sua dinâmica está apoiada na proposta da exibição de um filme e, após a sessão, o mediador faz uma pequena introdução ao tema, deixando a seguir um espaço livre para as intervenções da platéia.
Mais do que apenas assistir a um filme, somos todos convidados a pensar o filme, suas intenções, tendências e temáticas, sempre com a sensibilidade e a visão pessoal de cada um, diante da história ali projetada.
Dentre as funções do escritório técnico do Iphan, em Laguna, está a de fomentar as iniciativas culturais e as programações voltadas para a comunidade. Por isso as ações são sempre voltadas para que a Casa do Iphan possa se oferecer como pólo difusor de cultura para a cidade de Laguna.