Metas para o ensino médio são definidas no Plano Municipal de Educação

Essa etapa da educação é decisiva para os jovens que começam a moldar seus perfis profissionais. O ensino médio, com duração mínima de três anos, é o caminho para definir os rumos para o ensino superior e o mercado de trabalho. Por isso, as metas e ações definidas nas pré-conferências do Plano Municipal de Educação reforçam a importância do ensino médio.

Revisar e atualizar a grade curricular do ensino médio num prazo de dois anos é uma das metas. Além disso, também melhorar o aproveitamento dos alunos na avaliação do Enem, reduzir os índices de evasão escolar, melhorar a infra-estrutura dos espaços, equipar as bibliotecas com acervo atualizado e quantidade suficiente para atender professores e alunos, adaptação dos prédios escolares para portadores de deficiência física, instalação de laboratórios, informática e conexão à internet.

Entre outras metas e ações também estão os programas de formação continuada para docentes e reorganização do ensino noturno adequado ao aluno trabalhador.

Os textos desenvolvidos nas pré-conferências serão disponibilizados no link do Plano Municipal de Educação, no lado esquerdo do site. Mais informações no telefone da Secretaria Municipal de Educação – 3647-1673.

Confira todas as metas e ações definidas para o ensino médio.

01-Reformular e implementar uma política de gestão e infra-estrutura física no Ensino Médio de acordo com as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação; 

02-Revisar num prazo máximo de dois (2) anos a concepção curricular adotada para o Ensino Médio; 

03-Melhorar o aproveitamento dos alunos do Ensino Médio de forma a atingir, nos próximos cinco (5) anos, um percentual de 20% superior ao obtido na avaliação do ENEM em 2007; 

04-Reduzir os índices de evasão no Ensino Médio em pelo menos cinqüenta (50) % dos índices verificados em 2007; 

05-Assegurar que todos os professores do Ensino Médio tenham curso superior em sua área específica de atuação, não prevalecendo áreas afins; 

06-Disponibilizar a contratação de professores eventuais para suprir a falta mediante atestado médico inferior a quinze (15) dias; 

07-Elaborar no prazo de um ano, padrões mínimos de infra-estrutura para o Ensino Médio, incluindo:

a) Espaço físico, iluminação, ventilação e insolação dos prédios escolares;
b) Instalações sanitárias e condições para manutenção da higiene;
c) Espaço para prática esportiva e recreação;
d) Biblioteca com acervo atualizado, em quantidade suficiente, incluindo material bibliográfico de apoio ao professor e aos alunos;
e) Adaptação dos prédios escolares para atendimento dos alunos portadores de necessidades especiais;
f) Instalação de laboratórios;
g) Informática, conexão a internet e equipamentos de multimídia para o ensino;
h) Equipamentos didático-pedagógicos de apoio ao trabalho em sala de aula;
i) Telefone com linhas desbloqueadas, foto copiadora. 

08-Não autorizar o funcionamento de novas escolas fora dos padrões citados anteriormente; 

09-Assegurar que em dois (2) anos, todas as escolas estejam equipadas dentro dos padrões mínimos estabelecidos no sexto item; 

10-Assegurar a autonomia das escolas, tanto no que diz respeito ao projeto pedagógico como em termos de gerenciamento de recursos humanos e financeiros; 

11-Proceder em dois (2) anos, a reorganização didático pedagógico e administrativo do ensino noturno de forma a adequá-lo as necessidades do aluno-trabalhador, sem prejuízo da qualidade de ensino; 

12-Estabelecer em um (1) ano, programas de formação continuada para os docentes, profissionais e gestores do Ensino Médio; 

13-Apoiar, incentivar e garantir formação para as organizações estudantis e demais órgãos de gestão democrática fortalecendo a participação da comunidade escolar no exercício da cidadania; 

14-Viabilizar estudos quanto à possibilidade de ampliação da jornada escolar no Ensino Médio ouvindo a comunidade escolar; 

15-Garantir a ampliação da jornada de trabalho do professor para dedicação exclusiva (docência – 20 horas e horas atividade – 20 horas); 

16-Garantir a oferta da merenda escolar para os alunos do Ensino Médio;

17-Disponibilizar recursos para aquisição de uniformes para o Ensino Médio respeitando a identidade já existente na U.E; 

18-Garantir o transporte escolar para Ensino Médio; 

19- Redefinição de uma política de implantação de ensino profissionalizante integrado ao ensino médio.  

20-Observar, no que diz respeito ao Ensino Médio as etapas estabelecidas nos capítulos referentes à formação e valorização dos profissionais, financiamento e gestão definidos nesse plano;