Plano Municipal de Educação propõe metas para desenvolver o ensino superior

O crescimento econômico de uma cidade precisa ser acompanhado por oferta de mão-de-obra especializada e de qualidade, para isso a educação superior deve estar fortalecida. Em Laguna, este nível de ensino caminha para conquistar um espaço, atualmente cinco instituições com sede em outras cidades, entre elas UFSC, UDESC, UNIASSELVE/FUCAP, EADUCON e ULBRA, oferecem cursos presenciais e a distância.

De acordo com o diagnóstico levantado no Plano Municipal de Educação, esses cursos habilitam profissionais leigos para atuarem nas áreas de conhecimento com maior deficiência de profissionais. Foi verificado também a falta de informação dos moradores do interior em relação aos cursos ofertados, muitos relatam desconhecimento das instituições.

A pesquisa revela também que os estudantes gostariam que existissem cursos presenciais na cidade como medicina, educação física, letras, analista de sistemas, enfermagem, direito, agronomia, turismo e outros.

Com a realização das pré-conferências foram estabelecidas metas e ações para o ensino superior, ressaltando a importância de firmar novos convênios e aumentar o número de vagas no município; apoio financeiro para a população carente ter acesso ao ensino superior; fazer parceria com outras instituições de ensino superior para melhorar a formação de professores; implantação do ensino superior municipal; estabelecer requisitos de funcionamento de entidade de ensino superior publica ou privada.

Além disso, a equipe do plano destacou a necessidade de estimular a adoção, pelas instituições públicas e privadas, de programas de assistência estudantil, tais como bolsa-trabalho ou outros destinados a apoiar os estudantes carentes que demonstrem bom desempenho acadêmico.

Os textos elaborados nas pré-conferências contendo as metas e ações para todos os níveis e modalidades de ensino estarão disponíveis no link do Plano Municipal de Educação, lado esquerdo do site. Mais informações com Regina Silva ou Ana Feuser na Secretaria de Educação, 3647-1673.

Confira todas as metas e ações estabelecidas:

Firmar novos convênios e aumentar o número de vagas de acordo com o percentual estabelecido pelo Plano Nacional de Educação e Estadual no E.S em nosso município.
 
Maior  apoio financeiro para a população carente em geral ter acesso ao ES.
 
Que haja na organização do município um responsável pela ES.
 
Maior divulgação dos cursos e esclarecimento do mesmo, através de rádio, cartazes, jornal local e carro de som, visando os moradores do interior.
 
Proporcionar meios de transportes para que a população tenha acesso a esses cursos.
 
Melhoria na  qualidade dos cursos e professores habilitados com experiência em suas áreas,
 
Firmar parcerias com instituições de ensino superior, visando aquisição de cotas que possibilitem a continuidade da formação dos professores que atuam na educação do município
 
Monitorar o fluxo de alunos egressos do Ensino Médio e a oferta de vagas nas Universidades e ou Faculdades presentes no município.
 
Realizar um levantamento das necessidades da industria, comércio, saúde, educação e demais setores e serviços da sociedade Lagunense, para estabelecer a demanda por cursos de E. S. Existente no município.
 
Implantação do E.S municipal atendendo as necessidades locais.
 
Estabelecer requisitos de funcionamento de entidade de E.S publica ou privada em nosso município.
 
Estimular a adoção, pelas instituições públicas e privadas de programas de assistência estudantil, tais como bolsa-trabalho ou outros destinados a apoiar os estudantes carentes que demonstrem bom desempenho acadêmico.
 
Estimular a inclusão de representantes da sociedade civil organizada nos Conselhos Universitários.