Fundação Lagunense de Cultura participa do 15º Açor. Jornal da cidade receberá prêmio
A exposição Casa da Vó Dindinha, da Escola Gregório Manoel de Bem, o grupo da Bandeira de São Brás, Grupo Terra e a Fundação Lagunense de Cultura representarão Laguna em Itajaí no 15º Açor, realizado nos dias 28, 29 e 30 de novembro.
Antes, no dia 18, o Jornal de Laguna receberá o troféu Açorianidade 2008, como meio de comunicação divulgador da cultura açoriana.
O 15º Açor Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, é promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina e realização é do Núcleo de Estudos Açoriano da UFSC.
O evento faz parte das comemorações dos 260 anos da chegada dos emigrantes açorianos no sul do Brasil. O Núcleo de Estudos Açorianos da Ufsc atua na pesquisa, divulgação e preservação das raízes açorianas no Brasil e em especial no litoral do estado de Santa Catarina.
Atua em 500 quilômetros de costa atlântica, onde estão localizadas 45 cidades onde predomina a cultura trazida pelos açorianos que aqui chegaram a partir de 1748. Hoje temos aqui açorianos de sétima e de nona geração, que chegam a totalizar mais de um milhão de habitantes, destaca Joi Cletison, presidente do Núcleo de Estudos Açorianos.
No século XVIII, entre os anos de 1748 e 1756, mais de 6.000 habitantes das diversas Ilhas dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, de Portugal, foram transladados para povoar o litoral da então Província de Santa Catarina, nas terras do Brasil, localizada no Atlântico Meridional.