Médica vai até a comunidade realizar palestra para prevenção do câncer do colo uterino

No dia 25, às 14h, na creche Padre Agostinho, será realizado em forma de alerta, uma palestra com a médica Angela Algarves, sobre prevenção do colo uterino, com participação da equipe da Estratégia Saúde da Família do bairro Progresso e Esperança. No dia 20, será realizado em Cabeçuda, no Clube de Mães.

No ano passado em Laguna das 18 mil mulheres com idade para realizar o preventivo, apenas 3.150 fizeram o exame responsável pela descoberta do câncer de colo do útero.

A Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo uma campanha, com a intenção é tirar as dúvidas das mulheres e motivá-las a prevenção.

Por falta de prevenção, ele é o terceiro que mais mata no Brasil. Todas as mulheres com vida sexual ativa precisam fazer o exame preventivo uma vez ao ano, também conhecido como exame de Papanicolau.

Todos os postos de saúde do município realizam o teste. Para facilitar o acesso das mulheres que trabalham no centro de Laguna, o Posto da Carioca está aberto ao meio-dia até o dia 31 de julho.

Para a coleta do material, o colo do útero é raspado com uma espátula, procedimento que não leva mais de dez minutos. Três dias antes do exame, a mulher deve evitar relações sexuais, o uso de duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais. A coleta não pode ser realizada no período menstrual.

O exame é enviado ao laboratório, onde a citologista Angela Algarve Barbosa realiza a leitura. No período de 15 dias, o resultado do preventivo volta para os postos de saúde. Com a orientação das enfermeiras, as mulheres recebem seus exames, caso tenha algum problema, o caso é enviado para o ginecologista da rede municipal pública de Saúde. A campanha tem o incentivo do Ministério da Saúde.

Os principais sintomas são:

Sangramento e dor durante as relações sexuais

Estão mais expostas à doenças mulheres:

Com maus hábitos de higiene;
Que iniciaram a atividade sexual ou engravidaram antes dos 18 anos;
Com muitos parceiros sexuais;
Fumantes;
Infectadas por vírus Papilomavírus Humano (HPV) e Herpes Vírus Tipo II.

Mais informações no 3644-1315 ou 3644-2037