Projetos de restauração do Mercado Público, Memorial Tordesilhas e melhorias na Casa Pinto Ulysséa estão no BNDES

Laguna é uma das cidades brasileiras escolhidas para receber recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES) para reformar prédios históricos. O município foi selecionado no programa cidade pólo.

Nesta semana, o prefeito Célio Antônio e o superintendente estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Ulysses Munarin, entregaram para a gerente de incentivo à cultura do banco, Isis Pagy, os projetos do Programa de Desenvolvimento Turístico, aprovados pelo Conselho Nacional de Cultura: Mercado Público (R$ 3 milhões) Memorial Tordesilhas ( que será transformado no Museu de Navegação – R$ 1 milhão) e a Casa Pinto Ulysséa (R$ 160 mil – limpeza e mapeamento dos azulejos), este último elaborado por técnicos do Governo Municipal, o restante pelo Iphan.

A liberação dos recursos deverá ocorrer em 2008. O dinheiro que o Banco deveria pagar em impostos para o Governo Federal será revertido em benefícios para Laguna, através da lei Rouanet.

Os projetos de reforma da Casa de Anita, Museu Anita Garibaldi e biblioteca municipal deverão ser apresentados para análise do banco no próximo ano. A instituição poderá liberar até R$ 6 milhões para a cidade. Os projetos precisam passar antes pelo Conselho Nacional do Ministério da Cultura para aprovação.

Como serão as reformas ?

Mercado Público – Restauração dentro e fora do prédio, melhoramentos nos espaços e valorização da paisagem para a Lagoa. O projeto inclui a consolidação nas docas, colocação da banca de peixe ao lado do Mercado e instalação de decks. (este projeto pode ser acessado no link restauração da orla no site do Governo Municipal).

Memorial Tordesilhas – Será transformado no Museu da Navegação, que irá narrar as grandes navegações em todo o mundo.

Casa Pinto Ulysséa – Primeira restauração irá realizar uma limpeza da parte interna e os azulejos serão mapeados, para depois, com novo projeto e novos recursos, reformar todo o prédio.

Todos os espaços são tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional.

A restauração do Mercado e do Memorial Tordesilhas são umas das obras apoiadas pelo BNDES, o maior patrocinador de ações de preservação do patrimônio histórico e arqueológico brasileiro.

Nos últimos 10 anos, já foram apoiados projetos que possibilitaram a revitalização de mais de 100 monumentos tombados em todo o país, totalizando investimentos de cerca de 100 milhões de reais.