Campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids pretende atingir os integrantes do Clube do Enta
Pessoas acima de 50 anos são o alvo da campanha do Ministério da Saúde na luta contra a Aids, com o slogan Sexo não tem idade. Proteção também não, serão abordados assuntos ligados à sexualidade, como o uso do preservativo e dicas para melhorar a relação sexual depois dos 50. O Clube do Enta, publicidade do Governo Federal, já está sendo divulgado em todo o Brasil.
Em Laguna, dia 1º de dezembro, o programa DST Aids, promoverá ações para a conscientização da população. Material informativo será entregue. Ás 15h, uma passeata da solidariedade, saíra da unidade sanitária central (Posto da Carioca) em direção a Policlínica Paulo Carneiro.
Na cidade, 36 pessoas acima de 50 anos estão infectadas. No total 374 pessoas tem Aids. Desde 1990, quando o programa foi instalado na cidade, 148 morreram decorrente da doença.
Temos que alertar a população, explica a psicóloga e coordenadora do Programa, Christiane Nunes.
Os preconceitos que cercam a vivência da sexualidade em pessoas acima dos 50 anos limitam e dificultam a abordagem sobre o HIV, de acordo com o Ministério da Saúde. O surgimento de remédios para impotência sexual serviu como incentivo.
No Brasil, dos 47.437 casos de aids notificados desde o início da epidemia em pessoas acima dos 50 anos, 29.393 (62%) foram registrados de 2001 a junho de 2008. Desse último grupo, 37% são mulheres e 63%, homens.
A aids é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecido como HIV. Esta sigla é proveniente do inglês – Human Immunodeficiency Virus.
As células do sistema imunológico de uma pessoa infectada pelo vírus começam a funcionar com menos eficiência e, com o tempo, a habilidade do organismo em combater doenças comuns diminui, deixando a pessoa sujeita ao aparecimento de vários tipos de doenças e infecções.
O teste anti hiv é realizado, diariamente, no Programa Municipal Dst/Aids, nas dependências da Unidade Sanitária Central (posto da Carioca).
A equipe é formada pela Christiane Nunes (psicóloga e coordenadora do programa), Eline de Souza Cunha (enfermeira), Raquel de Oliveira (técnica em enfermagem), Ana Cristina (técnica em enfermagem) Silvio Barbosa e Luciano Huber (médicos).
Mais informações no 3644-2378.