Merenda escolar entra em licitação
A licitação para compra dos alimentos que serão distribuídos nas escolas e creches da rede municipal será realizada na próxima segunda-feira, dia 26.
Este ano, o frango será comprado com um corte que ofereça um melhor aproveitamento e o café será de primeira qualidade, salienta a nutricionista, Marize Baptista.
As frutas serão laranja, maça e banana, por oferecer maior durabilidade e entre as verduras estão, a cenoura, beterraba, chuchu e abóbora.
Os alimentos não perecíveis são distribuídos mensalmente às escolas e os perecíveis a cada quinze dias.
Responsável por fiscalizar a entrega e armazenamento dos produtos, a nutricionista cuida também da higienização das cozinhas e faz o cardápio para as merendeiras.
Faço esse cardápio junto com elas, de acordo com a realidade de cada escola. Cada comunidade tem uma cultura, uns alunos preferem lanche e outros comida, explica Marize.
O investimento para compra dos alimentos será de R$872 mil.
As aulas na rede municipal começam no dia 9 de fevereiro.
Saiba mais sobre os benefícios da abóbora:
De alto valor nutritivo, a abóbora contém grande quantidade de vitamina A, indispensável à vista, conserva a saúde da pele e das mucosas, evita infecções e ainda auxilia o crescimento.
Possui ainda Niacina, que faz parte das vitaminas do Complexo B, cuja função é evitar problemas de pele, do aparelho digestivo, do sistema nervoso e reumatismo.
Tem, ainda, sais minerais como Cálcio e Fósforo, que participam da formação de ossos e dentes,construção muscular, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos.