Morre historiador de Anita. Luto oficial de três dias no município

A cidade de Laguna ficou mais triste neste final de semana, com a morte do historiador garibaldino Wolfgang Ludwig Rau, aos 87 anos. Autor do livro Anita Garibaldi, perfil de uma heroína brasileira, obra inspiradora de peças teatrais, minisséries, documentários e reportagens sobre a lagunense.

O prefeito Célio Antônio decretou luto oficial de três dias no município. “Ele foi o maior divulgador da história de Anita. Ele era um apaixonado por ela, ” conta o prefeito, que acompanhou o sepultamento e levou uma bandeira do município.

Todas as inúmeras vezes que Rau visitava Laguna a emoção o invadia.

Na biblioteca, á disposição do público, está toda a coleção do historiador adquirida nas décadas de pesquisa sobre o casal garibaldino. Durante anos, percorreu toda a trajetória dos republicanos em quatro países. Recebeu medalhas de mérito pela pesquisa, era membro da Federação Italiana Garibaldina.

O espetáculo “A República em Laguna”, é baseado na obra de Wolfgang Ludwig Rau.

Wolfgang Rau nasceu na Suíça em 1916, tendo vindo para o Brasil com 14 anos de idade (1930), indo residir em Lages.
Seus estudos começaram no Planalto Serrano, tendo prosseguido no Ginásio (hoje Colégio) Catarinense, em Florianópolis.

Depois, Rau seguiu para Curitiba, onde terminou os estudos secundários no Colégio Paranaense, em Curitiba, cidade onde mais tarde cursou Engenharia (Faculdade de Engenharia do Paraná).

Em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, Rau obteve a naturalização do governo brasileiro e no ano seguinte prestou o serviço militar, também na capital paranaense.
Concluída essa fase de sua vida, retornou a Lages, onde fixou residência e se casou, tendo atuado como projetista, sócio e diretor de várias firmas de arquitetura e engenharia.

Na década de 50 mudou para Florianópolis, produzindo artigos históricos para jornais locais e das cidades de Laguna e Porto Alegre.

Além de maçom, Rau é membro da Sociedade Literária Luís Delfino, Associazzione Naziopnale Veterani e Reduci Garibaldini e Federazaione Garibaldini da Emilia-Romagna (Itália).

Mais recentemente recebeu as medalhas do Mérito Anita Garibaldi (Santa Catarina) e por pesquisas garibaldinas na Itália e França.

Rau foi sepultado neste domingo, no cemitério de Itacorubi, na capital Florianópolis.