Pesquisa vai identificar quem está longe da escola no município

O Ministério do Desenvolvimento Social e Governo Municipal, através de uma pesquisa, pretendem assegurar os beneficiários com deficiência de 0 a 18 anos o acesso à rede.

Duas pedagogas, uma assistência social e um psicólogo integram a equipe que irá realizar a pesquisa. “O Ministério passou uma lista dos beneficiários em idade escolar. Vamos localizá-los e identificar suas barreiras e suas dificuldades para chegar até a escola”, explica a coordenadora da pesquisa em Laguna, Adriana Maciel Machado, assistente social.

Um questionário com 140 perguntas deverá ser respondido pelo pesquisado, ou seus pais. “Isso não irá interferir no benefício”, relata Adriana. A pesquisa começa na próxima semana.

Saiba mais

O Programa BPC na Escola faz parte de um conjunto de políticas públicas do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para assegurar aos beneficiários – com deficiência e até 18 anos – acesso à rede de ensino regular.

A necessidade se justifica, entre outras razões, pela grande ausência desses beneficiários na escola.

Até julho de 2007, segundo o censo escolar realizado pelo Ministério da Educação (MEC), só 21% dos beneficiários do BPC, com deficiência e até 18 anos da idade estavam matriculados, ou seja, 75 mil pessoas oriundos de um grupo com cerca de 350 mil.