Programa DST Aids vai distribuir 25 mil camisinhas nos dias da folia

Nunca é demais a informação e muito menos a prevenção, principalmente no carnaval, será nos dias da folia que a equipe do Programa Municipal DST Aids vai estar na rua distribuindo 25 mil camisinhas e material informativo sobre prevenção.

A campanha nacional de combate a Aids deverá atingir as mulheres acima de 50 anos, no ano passado o evento estendeu aos homens. A campanha é uma resposta à maior tendência de crescimento da epidemia entre mulheres. Além disso, a mulher nessa idade tem pouco poder de decisão no relacionamento.

Relativamente à faixa etária, dados epidemiológicos apontam que a incidência de aids etária praticamente dobrou nessa população nos últimos dez anos (de 7,3 em 96 para 14,5 em 2006). A taxa de mortalidade também tem aumentado (de 5,5 em 96 para 6,1 em 2006).

Com a Aids, as células do sistema imunológico de uma pessoa infectada pelo vírus começam a funcionar com menos eficiência e, com o tempo, a habilidade do organismo em combater doenças comuns diminui, deixando a pessoa sujeita ao aparecimento de vários tipos de doenças e infecções.

Os objetivos da campanha são:

Incentivar a mulher a conversar sobre sexualidade e falar sobre o preservativo;

Alertá-la para as vantagens do uso do gel lubrificante;

Fortalecer a mulher para que ela possa ter condições de exercer mais plenamente sua sexualidade;

Estimular a mulher a buscar o prazer na relação, mesmo depois da menopausa.

Distribuição de Materiais Educativos e Preservativos:

Quinta Feira de Carnaval : Baile das Bonecas;

Sexta Feira de Carnaval :  Congresso Lagunense (Baile de Fantasias); S.R. 3 de Maio (Baile de Carnaval) e na Tenda da Saúde instalada no bairro Mar Grosso;

Sábado de Carnaval: Bloco Rosa e Tenda da Saúde no Mar Grosso;

Domingo:Bloco da Pracinha e Tenda da Saúde no Mar Grosso;

Segunda Feira: Bloco Pangaré, Sambódromo e Tenda da Saúde no Mar Grosso