Secretaria de Saúde mantém transporte de pacientes para outros municípios

A Secretaria de Saúde de Laguna transporta aproximadamente dois mil pacientes por mês para tratamento especializado em municípios como Tubarão, Criciúma e Florianópolis.

A exemplo dos outros anos, o Governo Municipal irá manter o mesmo conforto e comodidade para os pacientes em 2009.
Através do Fundo Municipal de Saúde foram contratadas as empresas Alvorada e Zanattatur para o transporte diário de passageiros atendidos pelo setor de tratamento fora do domicílio, no valor total de R$ 183.548 com o término do serviço em dezembro.

Para a capital do estado são cinco viagens por semana (ida e volta). Para Tubarão são três (segundas, quartas e sextas-feiras) e para Criciúma, uma viagem por dia. Os passageiros realizam exames, pequenas cirurgias, hemodiálises, quimioterapias e consultas.

Caso o paciente precise de um transporte especial, a Secretaria de Saúde fornece veículos menores ou ambulâncias. Em outras situações, o paciente mora longe do percurso do ônibus, então com solicitação, o veículo se encarrega de realizar o trajeto entre a casa do paciente e o ônibus.

Para conseguir o transporte, o morador de Laguna precisa ter a hora, data e local da consulta. Na maioria dos casos, passar pelo médico do posto de saúde. O pedido é encaminhado para a Secretaria Regional de Saúde que comunica através do benefício de Tratamento Fora de Domicílio a Secretaria Municipal de Saúde.

O trabalho do Governo Municipal colabora para a normatização da Portaria nº. 55, do Ministério da Saúde, que estabelece a concessão do benefício de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) intermunicipal. Conforme a portaria, deve ser assegurado ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento médico-hospitalar em unidades de saúde de outras localidades que não o município ou estado de origem do paciente.