Ibama fixou período de defeso do camarão
Em viagem à Brasília, nesta quarta-feira (04) o prefeito de Laguna Célio Antonio, esteve na Coordenação de Recursos Pesqueiros do Ibama junto com o presidente da Colônia de Pescadores Z-14 de Laguna Antônio de Souza, trazendo boas notícias.
O Ibama fixou a data para o período do defeso do camarão no Complexo Lagunar. Através de uma portaria, a data fixada será de 15 de julho a 15 de novembro.
Com esta decisão tomada pelo Ibama, não ocorrerá mais o atraso no pagamento do seguro-desemprego do pescador artesanal, já para este ano e para os próximos, comemorou o prefeito.
De acordo com a lei já existente, durante o período do defeso do camarão, fica proibida a captura da espécie em todo o Complexo Lagunar, garantindo a reprodução.
Cada pescador artesanal receberá a quantia de R$1.200 durante o defeso. Essa medida é de suma importância para organizar a pesca no Complexo Lagunar e garantir o seguro-desemprego, explicou o presidente da Z-14, Antônio de Souza.
No município de Laguna são mais de 2.500 famílias associadas à colônia que vive da pesca artesanal e recebem o benefício.
PESCA DO PARATI GANHA AUTORIZAÇÃO PARA CAPTURA COM REDE DE MALHA 5
Ainda direto de Brasília, o prefeito Célio Antonio solicitou do Ibama a liberação para a utilização da rede de malha 5 para a pesca do parati, no período de janeiro a março.
O parati é uma espécie capturada nas lagoas do Complexo Lagunar com a rede de malha 6, sendo proibida por lei a rede 5.