Prefeito viaja para tornar Laguna cidade irmã de Ravenna, na Itália e Tordesilhas, na Espanha

O que a cidade de Laguna tem em comum com Ravenna, na Itália ? Anita Garibaldi e a vontade de aumentar o intercâmbio, a troca de informações e o aumento do comércio entre elas. De acordo com a política internacional do município são meios de tornar as cidades mais próximas e futuramente, cidades irmãs, uma idéia que vem se espalhando ao redor do mundo desde 1956.

No dia 13, o prefeito Célio Antônio e a secretária de Comunicação Social, Denise Pegorara, embarcam para Itália e Espanha, na agenda, encontros institucionais com o governo da Região Emília Romagna (equivalente a Estado no Brasil), onde serão abertas relações para acordos de cooperação na área de turismo gastronômico com a valorização da cultura regional.

Entre as viagens técnicas está uma visita a Mandriole, no museu em homenagem à heroína. Também a intitulada Via Emilia, conhecida como “Estradas dos Sabores”, que há algumas décadas investiu na gastronomia local como fonte de turismo, e pode ser um exemplo para o potencial gastronômico de Laguna.

Na Espanha, vai conhecer a cidade de Tordesilhas, com o presidente da Santur, Valdir Walendonwsky e o secretário estadual de Turismo, Gilmar Knassel.

As cidades estão historicamente ligadas em função do Tratado de Tordesilhas, que dividiu o Brasil há cerca de 514 anos.

A intenção é tornar as duas cidades irmãs, devido seus fatos históricos.

Na quinta-feira, dia 12, às 17h30min, o prefeito irá passar o cargo para o vice Luís Fernando Schiefler Lopes, que deverá assumir a pasta até o dia 25.

Roteiro viagem

15/3 (domingo ) – À noite, encontro com Valdir Walendowsky e Secretário. Gilmar Knaesel, em Madrid

16/3 (segunda ) – Agenda conjunta com Santur e Secretaria Estadual de Turismo em Tordesilhas.

17/3 (terça) – Manhã em Madrid  (ver a agenda)
À tarde, deslocamento para Bologna (Itália)
Recepção no aeroporto pela La Chiocciola Tour. Transfer para o hotel e pequena reunião preparatória aos encontros na Itália.

18/3 (quarta) – Reunião com Região (Governo do Estado) da Emilia Romagna e negociação dos acordos com Serramazzioni, Cesenátivo e Ravenna.
Pernoite em Bologna

19/3 (quinta) – Visita à Ravenna e reunião com o prefeito e vice-prefeito Mingozzi (o responsável pelas questões de “gemelaggio” e de Anita Garibaldi).

20/3 (sexta) – Visita à cidade de Ravenna, ao Museu do Ressorgimento e ao Museu Anita Garibaldi (Acompanhados pela Marina Santos).

21/3 (sábado) – Livre

22/3 (domingo) – Livre

23/3 (segunda) – Visita à Região Emilia Romagna (potencial de turismo gastronômico e histórico).