Pescadores terão uma draga doada pela Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca
Nesta sexta-feira, dia 20, o ministro Altemir Gregolin, da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap), estará em Florianópolis para a entrega de máquinas e equipamentos destinados à atividade pesqueira.
Mais de 60 municípios receberão retroescavadeiras, caminhões frigoríficos, fábricas de gelo, dragas e telecentros (computadores e móveis destinados às colônias de pescadores). O investimento chega a R$ 11,1 milhões de emendas parlamentares da bancada catarinense (deputados e senadores).
O objetivo é auxiliar as prefeituras na resolução dos principais gargalos do setor em cada região, como construção e reforma de açudes, armazenamento e transporte da produção e máquinas para infraestrutura.
De acordo com o secretário municipal da Pesca, José Paulo Ramos, a draga servirá para abrir os canais assoreados nos rios e lagoas do município, facilitando assim, a locomoção de embarcações e por consequência o aumento da produtividade dos pescadores.
O evento inicia às 9h, no auditório Antonieta de Barros, da Assembléia Legislativa. A partir das 14h, no mesmo local, ocorre Seminário da Pesca e Aquicultura em Santa Catarina, promovido pela Comissão de Pesca.
De acordo com a Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, até 1998, Santa Catarina ocupava o primeiro lugar em pesca e aquicultura no país, com mais de 150 mil toneladas por ano.
A partir de 1999, o Pará assumiu a ponta do ranking. Em 2005, depois de uma política específica para a pesca, com a criação da Seap e medidas de incentivo por parte do Governo Federal, os estados ampliaram a produção e SC se recuperou, chegando novamente à marca de 150 mil toneladas, contra 146 mil do Estado nordestino.