Ministro da Cultura vai apoiar as ações das cidades históricas
O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, receberam nessa quarta, 18, a diretoria da Associação Brasileira de Cidades Históricas (ABCH), o prefeito em exercício Luis Fernando Schiefler Lopes representou o município. Decorrência do encontro de prefeitos realizado pelo Iphan em Brasília, a reunião formalizou o apoio do Ministro para as ações e investimentos a serem realizados nas quase 100 cidades que compõem a ABCH.
Para isso, o presidente da Associação e também prefeito da cidade de Ouro Preto (MG), Ângelo Oswaldo, entregou ao Ministro uma carta endereçada ao Presidente da República que defende a elaboração de um programa com ações específicas dirigidas à preservação do patrimônio cultural e aos investimentos em infra-estrutura como transporte, habitação, saneamento ambiental e geração de trabalho e renda.
Para o presidente da ABCH, com essa iniciativa, a associação demonstra que já está formada de fato e articulada, funcionando em sintonia com o Iphan e o Ministério da Cultura.
O presidente do Iphan enfatizou a importância do trabalho ser desenvolvido em parceria entre a ABCH, o Ministério da Cultura e o Iphan com o objetivo de colocar o patrimônio cultural dentro de uma agenda estratégica. Estamos construindo a continuidade do Programa Monumenta através da ampliação de sua atuação. Os problemas das cidades históricas são de caráter transversal e, por isso, as soluções devem ser também transversais disse Luiz Fernando.
O Ministro Juca Ferreira salientou a importância da ABCH no sentido de criar políticas e ações que tratem os centros históricos a partir de uma visão mais ampla. Segundo ele, não basta cuidar apenas da área tombada, mas de toda a área urbana e também de seu entorno. Ao final, colocou-se à disposição para atuar como agente mobilizador junto aos demais ministérios envolvidos.
Estavam também presentes no encontro o senador João Ribeiro (PR-TO), o deputado José Fernando Aparecido de Oliveira, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura e a diretoria da ABCH prefeitos e representantes das cidades de Natividade (TO), Porto Nacional (TO), São Luís (MA), Natal (RN), Corumbá de Goiás (GO), Cuiabá (MT), Carapicuíba (SP), Itaboraí (RJ), Laguna (SC) e Pelotas (RS).
Fonte: assessoria de imprensa do Iphan