Ministro da Cultura vai apoiar as ações das cidades históricas

O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, receberam nessa quarta, 18, a diretoria da Associação Brasileira de Cidades Históricas (ABCH), o prefeito em exercício Luis Fernando Schiefler Lopes representou o município. Decorrência do encontro de prefeitos realizado pelo Iphan em Brasília, a reunião formalizou o apoio do Ministro para as ações e investimentos a serem realizados nas quase 100 cidades que compõem a ABCH.

Para isso, o presidente da Associação e também prefeito da cidade de Ouro Preto (MG), Ângelo Oswaldo, entregou ao Ministro uma carta endereçada ao Presidente da República que defende a elaboração de um programa com ações específicas dirigidas à preservação do patrimônio cultural e aos investimentos em infra-estrutura como transporte, habitação, saneamento ambiental e geração de trabalho e renda.

Para o presidente da ABCH, com essa iniciativa, a associação demonstra que já está formada de fato e articulada, funcionando em sintonia com o Iphan e o Ministério da Cultura.

O presidente do Iphan enfatizou a importância do trabalho ser desenvolvido em parceria entre a ABCH, o Ministério da Cultura e o Iphan com o objetivo de colocar o patrimônio cultural dentro de uma agenda estratégica. “Estamos construindo a continuidade do Programa Monumenta através da ampliação de sua atuação. Os problemas das cidades históricas são de caráter transversal e, por isso, as soluções devem ser também transversais” – disse Luiz Fernando.

O Ministro Juca Ferreira salientou a importância da ABCH no sentido de criar políticas e ações que tratem os centros históricos a partir de uma visão mais ampla. Segundo ele, “não basta cuidar apenas da área tombada, mas de toda a área urbana e também de seu entorno”. Ao final, colocou-se à disposição para atuar como agente mobilizador junto aos demais ministérios envolvidos.

Estavam também presentes no encontro o senador João Ribeiro (PR-TO), o deputado José Fernando Aparecido de Oliveira, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura e a diretoria da ABCH – prefeitos e representantes das cidades de Natividade (TO), Porto Nacional (TO), São Luís (MA), Natal (RN), Corumbá de Goiás (GO), Cuiabá (MT), Carapicuíba (SP), Itaboraí (RJ), Laguna (SC) e Pelotas (RS).

Fonte: assessoria de imprensa do Iphan