Prefeito Célio e produtores rurais conhecem técnica para criação de peixes e camarões em laboratórios
A visita técnica à Estação Marinha de Aquacultura da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) buscou conhecer os projetos de pesquisa sobre produção de peixes e camarões em tanques e laboratórios.
Queremos aproveitar essa técnica para desenvolvimento da aqüicultura tanto com o camarão e as demais espécies utilizando o potencial das nossas lagoas, diz o prefeito Célio Antônio.
O projeto tem parceria com a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca Seap.
A visita ao Laboratório de Peixes Marinhos buscou alternativas para viabilizar as Fazendas de Carcinicultura de Laguna. Dentre as opções, os lagunenses entendem que o cultivo de espécies de peixes marinhos podem ser mais promissores economicamente.
No entanto, o produtor Alcides Fretta ficou empolgado com o que viu na EMA para a produção de camarão em “estufas”. “Levo uma ótima impressão. Já conhecia o trabalho da EMA e atuei para que a comitiva viesse justamente para que todos possam analisar”. Ele acha viável que possam usar em Laguna os mesmos métodos desenvolvidos aqui, “se houver apoio e transferência de tecnologia”, assegurou.
Os pesquisadores da EMA demonstraram as formas de cultivo hoje utilizadas e comparações com criadouros em várias partes do mundo. O prefeito Célio Antonio disse que o principal objetivo da visita era conhecer o trabalho da EMA e saber se a experiência ali desenvolvida poderia contribuir com a cidade que dirige, especialmente com peixes marinhos, substituindo a anterior produção de camarões da cidade.
Já o presidente da Câmara Municipal de Laguna, Deyvison de Souza, concorda com o produtor rural Alcides, vendo nas pesquisas da EMA uma esperança de retomar o cultivo de camarão em cativeiro.
Ele lembra que a carcinicultura empregava 500 pessoas diretamente e mais de 300 de forma indireta, além de provocar grande circulação de mercadorias e valores. A quebra na produção causou grande prejuízo econômico ao município catarinense.
Estiveram na EMA/Furg, além do prefeito Célio Antonio e do presidente da Câmara, o presidente da cooperativa dos criadores de camarão, Marcelo Bongiollo e o procurador-geral Rodrigo de Moraes, além de engenheiros agrônomos, produtores rurais e secretários do município catarinense.
Fonte: Jornal Agora