Mais de mil idosos são vacinados no primeiro dia de imunização contra a gripe
Com a chegada do outono-inverno e a queda da temperatura, as pessoas permanecem mais tempo em ambientes fechados e com pouca circulação, facilitando a proliferação de vírus e bactérias pelo ar. Com o Influenza, vírus da gripe, não é diferente. Quando chega a estação fria, há aumento do número de casos da doença nas cidades, principalmente, de internações hospitalares devido às suas complicações.
Os idosos são as principais vítimas e, por essa razão, devem se proteger tomando a dose anual da vacina contra a gripe que iniciou neste sábado, dia 25 de abril e segue até o dia 8 de maio, com a 11ª Campanha Nacional de Vacinação de Idosos em todo o país. No sábado, 1.243 idosos tomaram a dose, num total de 7.461.
Em Laguna, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já prepararam esquema especial para aplicar a vacina, gratuitamente, em pessoas com idade acima dos 60 anos. Pelo menos 70 profissionais da rede municipal de saúde foram mobilizados para trabalhar durante o sábado.
A meta da campanha, promovida pelo Ministério da Saúde e que tem o slogan Deixe a gripe na saudade, é atingir 80% da população idosa até dia 8 de maio, prazo de encerramento da vacinação.
Especialistas explicam que a vacina é a maneira mais efetiva de evitar a gripe e suas complicações, como problemas respiratórios, sinusite e a pneumonia, que pode até matar.
Dados do Ministério da Saúde registram que, em virtude da ação preventiva, os casos de internações de pessoas com mais de 60 anos com complicações decorrentes da gripe diminuíram em 30% nos últimos anos.