Comissão revisa Plano Municipal de Educação para ser enviado à Câmara de Vereadores

A equipe coordenadora reuniu-se com o prefeito Célio Antônio e o procurador geral do município para readequar metas do Plano Municipal de Educação.

Entre as questões debatidas estavam os prazos estabelecidos no plano e a reformulação de alguns termos técnicos.

Após a revisão o documento será encaminhado, ainda este mês, para aprovação na Câmara de Vereadores.

O grupo coordenador do plano é composto por professores, diretores de escola e técnicos em educação.

As metas e ações do plano municipal foram aprovados durante a Conferência Municipal de Educação realizada no mês de junho de 2008, onde professores, diretores e educadores em geral apresentaram o resultado dos trabalhos feitos por cada comissão em todos os níveis e modalidades de ensino.

Delegados eleitos e especialistas em educação votaram a aprovação das metas e ações estabelecidas no plano, que, após aprovadas pelo poder legislativo e executivo, viram lei municipal, válida por dez anos.

Uma das propostas para a educação infantil é o ensino de informática desde o pré-escolar e língua estrangeira de 4 a 5 anos. Já para o ensino fundamental, uma das preocupações é a evasão escolar, que será evitada com a integração entre programas de assistência social e a rede pública, para definição de projetos e ações.

A meta para o ensino médio é aumentar em 20% o percentual de avaliação no Enem, comparado ao resultado de 2007. Na educação superior o objetivo é oferecer bolsa-trabalho, programa de assistência estudantil para apoiar alunos carentes.

Garantir também a oferta de programas voltados à educação de jovens e adultos. Já para a educação à distância e tecnologias, a proposta é assegurar aos alunos da educação básica, televisão educativa e outras redes de programação educativo cultural.

Uma das preocupações com a educação especial é implantar, em caráter emergencial, o ensino da Língua Brasileira de Sinais para os alunos surdos.

Para os professores, uma das metas é reformular o plano de carreira dos profissionais do magistério.

Todas as metas e ações dos níveis e modalidades de ensino, estabelecidas no documento final, estão disponibilizados no link do Plano Municipal de Educação, lado esquerdo do www.laguna.sc.gov.br.

Mais informações na Secretaria de Educação, 3647-1673.