Projeto vai terceirizar o sistema de manutenção da iluminação pública

Para agilizar a troca de lâmpadas e manutenção de luminárias nas vias públicas, o Governo Municipal está desenvolvendo projeto para terceirizar o sistema.

Na prática, o trabalho realizado atualmente pela Celesc seria realizado por uma empresa capacitada e cadastrada na própria estatal para realizar a manutenção. O Governo Municipal iria contratar a empresa.

O técnico Júlio César da Silva, responsável pelo projeto, explica que existe uma demora em realizar a manutenção, com o novo sistema não irá mais acontecer.

Entenda a proposta

Secom: Qual o benefício ?

Júlio César: Maior agilidade na solução dos problemas relacionados a iluminação pública.

Secom: Como será o serviço ?

Júlio César: A manutenção da iluminação pública. Por exemplo, trocar a lâmpada nas ruas do município. O serviço não vai colocar postes e nem ampliar a rede de iluminação no município,isso será cargo da Celesc.

Atualmente, o usuário precisa ligar para o 0800, que funciona em Florianópolis, a central repassa para Tubarão e esta, para a regional de Laguna.

Com o novo sistema, a taxa do custeio de serviços de iluminação pública (Cosip) terá aumento ?

Não, isso não irá afetar o bolso do contribuinte. Simplesmente o que a Celesc cobra para fazer a manutenção será repassado para o município. Com a Cosip também é paga a iluminação pública e uma taxa administrativa, o que sobra é repassado para o município.

Quando o sistema será iniciado ?

O projeto já foi elaborado e encaminhado para a Secretaria de Administração. Acredito no que máximo dois meses, o trabalho inicie.