Laguna permanece com pólo de ensino a distância da Ufsc

O vice-prefeito, Luis Fernando Schiefler Lopes, em audiência com o diretor nacional da Universidade Aberta do Brasil, Celso José da Costa, recebeu a confirmação da permanência do pólo de ensino a distância da Universidade Federal de Santa Catarina no município.

“Laguna continua com o pólo e daqui para frente teremos novidades”, salienta o vice-prefeito.

O pólo será integrado à Universidade Aberta do Brasil – UAB.

A reunião aconteceu em Brasília, com a presença do deputado federal, Jorge Boeira, e coordenadora do pólo em Laguna, Maria de Lourdes.

O que é a Universidade Aberta do Brasil?

O sistema Universidade Aberta do Brasil foi criado pelo Ministério da Educação, em 2005, e propõe a articulação de instituições de ensino superior público tendo como base o aprimoramento da educação a distância.

Visa interiorizar e expandir a oferta de cursos e programas de educação superior, através de parcerias entre as esferas federais, estaduais e municipais do governo.

A UAB será resultante da adesão voluntária de 55 universidades federais, além do conjunto de centros federais de educação tecnológica, articulados e integrados com a rede de pólos de apoio presencial para educação a distância, que serão criados e mantidos pelos municípios e estados.

Cada pólo poderá apoiar cursos a distância de diferentes instituições, e o estudante não precisa residir na cidade onde está instalada a sede da instituição consorciada, fato que permitirá atender a todo o território nacional, com a interiorização do ensino superior.