Laguna já pode aderir ao programa Minha Casa, Minha Vida

No total, moradores de 26 municípios do Estado poderão ser beneficiados pelo programa. As prefeituras dos municípios catarinenses com mais de 50 mil habitantes já podem aderir ao programa Minha Casa, Minha Vida, que prevê a construção de um milhão de casas em todo o Brasil para famílias que recebem até 10 salários mínimos. Santa Catarina terá direito a 24 mil unidades habitacionais.

Em audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira na Assembleia Legislativa do Estado, em Florianópolis, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Roberto Carlos Ceratto, esclareceu dúvidas da população sobre o assunto.

Segundo ele, inicialmente o programa atendia a moradores dos 10 municípios catarinenses com mais de cem mil habitantes. Em um segundo momento, foi ampliado para os outros 16 municípios com população superior a 50 mil habitantes no Estado.

Para poderem ser atendidos, as prefeituras destes municípios devem assinar um termo de adesão ao programa.

— Todos eles praticamente já fizeram a adesão. E os municípios estão correndo atrás de áreas para viabilizar empreendimentos, as construtoras estão adequando seus projetos, e alguns já começaram a dar entrada na Caixa para que a gente possa fazer a análise — explicou Ceratto.

O município de Laguna já está desenvolvendo seu Plano Municipal de Habitação para diagnosticar o déficit habitacional e facilitar a liberação de recursos.

Além disso, tem um Departamento de Habitação que já realiza cadastro das famílias que necessitam de casas. Laguna tem três áreas disponíveis para o Plano Nacional de Habitação: terreno do Ibama ( bairro Portinho), parte do local intitulado Eucalipinho ( bairro Progresso) e uma área no bairro Vila Vitória.

Para participar do programa, os moradores destes municípios que recebem até três salários mínimos devem se cadastrar nas prefeituras. Os que recebem entre três a 10 salários mínimos devem procurar uma agência da Caixa Econômica Federal ou as construtoras e imobiliárias.

Veja a lista dos municípios que podem aderir ao programa:

Com mais de 50 mil habitantes:
Araranguá
Balneário Camboriú