Campanha de poliomielite começa no município. Meta é vacinar 3,1 mil crianças menores de cinco anos.

Começou nesta semana, a campanha nacional de vacinação contra poliomielite e a meta é vacinar cerca de 3.119 crianças menores de cinco anos em Laguna. Para isso, há 45 pontos de vacinação.

Os pais têm até o dia 22 de agosto para imunizar seus filhos contra a poliomielite. Dia 20 deste mês, acontece a primeira etapa nacional ( o dia D).

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral, transmitida através da tosse, espirro, saliva ou fezes. Falta de higiene e saneamento básico pode contribuir na proliferação do vírus.

Esta doença pode deixar sequelas graves, como a paralisia, ou mesmo levar a criança a morte.

A enfermeira chefe do setor de imunização, Rachel Copetti Véras, explica que no dia “D”, sábado, 20 de junho, data em que todos os postos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) ficarão abertos das 8h às 17h. Os pais devem levar os seus filhos nos postos de saúde.

No postos de saúde, as crianças também podem ser imunizadas com as vacinas do calendário básico: BCG (contra as formas graves da tuberculose), contra hepatite B, tetravalente (contra tétano, coqueluche, difteria e meningite por Haemophilus tipo B), DPT ou tríplice (contra difteria, tétano e coqueluche), DT (contra tétano e difteria), tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) e rotavírus humano (contra infecção por rotavírus).