Governo Municipal participou do Iº Fórum das Cidades Históricas Turísticas em Olinda

A cidade histórica de Olinda, em Pernambuco, recebeu autoridades municipais e federais no Iº Fórum das Cidades Históricas Turísticas que aconteceu nos dias 18 e 19, com a participação do vice-prefeito Luís Fernando Schiefller Lopes e do secretário de Turismo e Lazer Danilo Prudêncio da Costa.

O ponto crucial desse encontro foi promover a interação entre as cidades não apenas com potencial turístico, mas no contexto de patrimônio histórico. Laguna está entre as principais cidades com destaque para o turismo e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1986.

Os temas abordados foram os mais diversos, com a apresentação de técnicos do Ministério do Turismo, com o tema “Legislações Turísticas, Abordagem das Leis dentro do Turismo e Adequação dessas Leis”; “Mobilidade Urbana” que discutiu a adequação dos centros históricos respeitando as leis de trânsito e o pedestre e “Guias e Condutores de Turismo”.

O historiador Dalmo Vieira Filho e Chefe de Patrimônio do IPHAN ministrou palestra sobre “Patrimônio Histórico e Sustentabilidade Urbana”. O secretário de Turismo e Lazer Danilo Prudêncio da Costa, destacou que em um dos momentos da palestra Dalmo fez uma citação a respeito do importante contexto histórico de grande potencial que Laguna possui. “E com a representatividade do prefeito Célio Antonio como vice-presidente da Associação das Cidades Históricas do Sul do Brasil”, destacou.

Outros temas do seminário: “Eventos e Informações Turísticas” (Embratur), “Marketing e Nichos de Mercado – Turismo de Navegação” (Secretaria de Turismo do Estado da Bahia), “Micro e Pequeno Empreendedor das Cidades Históricas”, “Recadastramento das áreas pertencentes à União”, “Novo Sistema de Qualificação de Hospedagem e Selo de Qualidade no Turismo”.

De acordo com Danilo todos os participantes contribuiram na elaboração a “Carta de Olinda”, documento que será encaminhado ao Governo Federal para o aproveitamento de projetos das cidades com potencial turístico e histórico de todo o Brasil.

Laguna foi a única cidade do Estado a representar o evento.