Governo Municipal participou do Iº Fórum das Cidades Históricas Turísticas em Olinda
A cidade histórica de Olinda, em Pernambuco, recebeu autoridades municipais e federais no Iº Fórum das Cidades Históricas Turísticas que aconteceu nos dias 18 e 19, com a participação do vice-prefeito Luís Fernando Schiefller Lopes e do secretário de Turismo e Lazer Danilo Prudêncio da Costa.
O ponto crucial desse encontro foi promover a interação entre as cidades não apenas com potencial turístico, mas no contexto de patrimônio histórico. Laguna está entre as principais cidades com destaque para o turismo e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1986.
Os temas abordados foram os mais diversos, com a apresentação de técnicos do Ministério do Turismo, com o tema Legislações Turísticas, Abordagem das Leis dentro do Turismo e Adequação dessas Leis; Mobilidade Urbana que discutiu a adequação dos centros históricos respeitando as leis de trânsito e o pedestre e Guias e Condutores de Turismo.
O historiador Dalmo Vieira Filho e Chefe de Patrimônio do IPHAN ministrou palestra sobre Patrimônio Histórico e Sustentabilidade Urbana. O secretário de Turismo e Lazer Danilo Prudêncio da Costa, destacou que em um dos momentos da palestra Dalmo fez uma citação a respeito do importante contexto histórico de grande potencial que Laguna possui. E com a representatividade do prefeito Célio Antonio como vice-presidente da Associação das Cidades Históricas do Sul do Brasil, destacou.
Outros temas do seminário: Eventos e Informações Turísticas (Embratur), Marketing e Nichos de Mercado Turismo de Navegação (Secretaria de Turismo do Estado da Bahia), Micro e Pequeno Empreendedor das Cidades Históricas, Recadastramento das áreas pertencentes à União, Novo Sistema de Qualificação de Hospedagem e Selo de Qualidade no Turismo.
De acordo com Danilo todos os participantes contribuiram na elaboração a Carta de Olinda, documento que será encaminhado ao Governo Federal para o aproveitamento de projetos das cidades com potencial turístico e histórico de todo o Brasil.
Laguna foi a única cidade do Estado a representar o evento.