Planejamento Familiar: Laqueadura ou Vasectomia ? Município disponibiliza cirurgias gratuitamente

Como ter apenas os filhos que se pode manter ? A resposta está no planejamento familiar, onde o casal programa o momento ou como não ter filhos.

Em Laguna através do programa Saúde da Mulher, as famílias recebem orientações. Conforme o caso, para a mulher ou o homem, são oferecidos as cirurgias de laqueadura ou vasectomia. Neste ano, 47 mulheres realizaram a cirurgia e 10 homens a vasectomia.

Na fila de espera, 116 homens estão interessados em não ter mais filhos. Por mês são feitas duas cirurgias de laqueaduras.

É a enfermeira Marlise Fernandes o primeiro contato das famílias sobre métodos contraceptivos. Para ela, a orientação é fundamental.

O objetivo é agilizar o atendimento das pacientes do Programa de Planejamento Familiar. As cirurgias são realizadas no Hospital de Laguna.

No caso da vasectomia, na Policlínica Doutor Paulo Carneiro, dura pouco minutos e o homem sai andando da clínica no mesmo dia.

Como participar ?

Os casais interessados no método contraceptivo devem procurar a Policlínica Doutor Paulo Carneiro, o setor de Ginecologia, no período da tarde.

Indicação

A lei federal 9.263, de janeiro de 1996, que instituiu o Programa de Planejamento Familiar, define como momento prioritário para a execução da laqueadura quando a mulher não está gestante, ou seja, fora do parto. É como dizer que é preciso estar “de cabeça fria” para a tomada desta decisão.

Ainda pela lei, a laqueadura no momento do parto é indicada quando a mulher já teve dois filhos por cesárea. A partir daí, o parto normal é contra-indicado e uma terceira cesariana colocaria em risco a sua vida.