Câmara de Vereadores aprova projeto de regularização fundiária

Foi aprovado em segunda votação (nove votos a favor) pela Câmara de Vereadores o projeto de lei para regularização fundiária de áreas do município e da União.

De acordo com o prefeito Célio Antônio, o objetivo é regularizar toda a ocupação imobiliária do município.

Áreas que pertencem à União, que compreende a região da Vila Vitória e Ponta das Pedras, através do projeto, serão solicitadas junto à Secretaria do Patrimônio da União – SPU, e repassadas ao patrimônio municipal.

Serão cerca de quatro mil famílias beneficiadas, com direito ao domínio útil de sua propriedade.

O projeto permite ainda realizar permuta de terras por obras públicas.

Para esclarecer dúvidas da população sobre o projeto, elaborado pelo Governo Municipal, o procurador jurídico, Adriano Massih, explica como será aplicada a lei após ser sancionada.

Secom – Qual é o objetivo desse projeto?
Procurador – É dar ao posseiro o direito de regularizar o domínio útil, a propriedade de sua área. Ele poderá adquirir o domínio ou optar pela ocupação regular.

Secom – Quem terá direito?
Procurador – Todos aqueles que possuam área do município sem registro imobiliário.

Secom – Quais são as áreas da União?
Procurador – Áreas que não são do patrimônio municipal, terras de marinha e seus acréscimos. No caso deste projeto compreende a região da Vila Vitória e Ponta das Pedras.

Secom – Como será realizado esse processo?
Procurador – O interessado deverá procurar a prefeitura e dar entrada no pedido, especificando se pretende adquirir o domínio ou regularizar a ocupação.

Secom – Como serão avaliados os valores desses imóveis?
Procurador – A prefeitura vai fazer um levantamento para obter o valor de mercado para venda de cada imóvel.

Secom – Quanto as terras do Campo da Era e Patural, o que será feito?
Procurador – A prefeitura vai doar essas terras à cooperativa, que não vai precisar pagar nada pelo domínio útil da terra, ficando proibida a venda e parcelamento da área.