Laguna sediará projeto piloto nacional de alfabetização de pescadores com método cubano Sim, eu posso. Inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do projeto de alfabetização Pescando Letras, destinado aos pescadores, onde as aulas serão realizadas conforme o horário de trabalho dos profissionais da pesca. Mais informações na escola municipal mais próxima ou na Colônia de Pescadores Z-14.
O Ministério da Pesca vai aprimorar o Pescando Letras, que já atendeu mais de 100 mil pescadores e pescadoras desde 2003 e, pela primeira vez, o programa estará em Laguna com a meta de atingir 600 pescadores.
Integrado ao processo de alfabetização, será realizado um curso de Educação Cidadã de 40 horas e um curso de qualificação profissional, também com 40 horas. E distribuído os participantes camisetas, bonés, bolsas, consultas oftalmológicas e óculos, entre outros.
Conforme o Subsecretário de Desenvolvimento do Ministério de Aquicultura e Pesca, Karim Bacha, responsável pela coordenação nacional do Projeto, a proposta considera o modo de vida desses trabalhadores e o tempo que passam em terra firme, priorizando o período de defeso para intensificação do processo de alfabetização.
A proposta metodológica do “Sim, eu posso” é constituída de encontros presenciais, em que o processo de ensino-aprendizagem é mediado pelo alfabetizador com a utilização de tecnologias, como aparelhos de TV e DVD.
São 17 fitas em DVD, com 65 vídeos aulas que totalizam 32,5 horas de gravação. Cada vídeo aula tem a duração de 30 minutos.