Consórcio Intermunicipal de Saúde é aprovado. Município irá baratear os custos para realizar exames, cirurgias e procedimentos médicos

Foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores, o Consórcio Intermunicipal de Saúde, que engloba os municípios da Associação dos Municípios da Região Lagunar(Amurel).

Na prática, Laguna vai realizar exames, cirurgias e procedimentos médicos para seus habitantes de forma consorciada, mais ágil e com custos reduzidos. A Secretaria de Saúde poderá contratar prestadores de serviço que obedeçam a tabela do Sistema Único de Saúde (Sus).

Com o consórcio as filas para procedimentos deverão diminuir.

“A criação deste consórcio abre novas perspectivas de atendimento para os moradores, inclusive com a ampliação de serviços e exames, com menos custos para a prefeitura e mais agilidade para a população”, argumenta a secretária Tanara Cidade de Souza.

Por exemplo, uma ressonância que custa R$350, irá passar a R$68 com o consórcio.

Na prática, explica Tanara Cidade de Souza, com o consórcio a população acabará sendo melhor atendida. “Em casos de exames específicos, por exemplo, uma cidade que não tiver essa disponibilidade vai poder encaminhar seu paciente para outra que dispunha do serviço de forma ágil, rápida e econômica”, explica.

O Consórcio Intermunicipal já é realidade em vários municípios do Brasil.

Os gestores da Saúde assinaram um pacto para diminuir os valores dos prestadores de serviços, através do Consórcio.