Festival de Queimada com alunos da rede pública municipal
Entre os dias 15 a 16 de julho, no Ginásio da Vila Vitória, o Departamento de Esportes, promove o Festival de Queimada, com objetivo de desenvolver o lúdico e a integração entre as escolas participantes, vai envolver crianças na faixa etária de 6 a 8 anos.
De acordo com um dos responsáveis pelo festival, José Alberto, as equipes serão divididas em duas, vence quem conseguir encostar a bola no maior número de adversários.
Os professores de educação física do município serão os técnicos das equipes. Para eles, ao brincar, a criança desenvolve seu processo de adaptação à realidade aprendendo a lidar de forma cada vez mais intencional com o seu corpo.
Regulamento geral
As disputas serão realizadas em melhor de uma (01) queda.
As equipes serão formadas de no mínimo oito (08) e no máximo dez (10) pessoas masculino e feminino.
Quando estivermos em uma disputa em que uma das equipe tem 08 e outra tem 09 ou 10 atletas a equipe que possui mais atletas deixará estas como reserva, iniciando o jogo com 08 e podendo trocar as jogadoras em caso de contusão.
A atleta que sair não poderá mais voltar ao jogo.
Para se iniciar o jogo será efetuado sorteio definido-se quadra ou bola com escolha de quem ganhar o sorteio.
Existe parte do corpo fria, (cabeça e rosto).
O jogo termina quando todos os jogadores de uma equipe forem queimados ou após decorrido 10 minutos de jogo, a equipe que tiver mais jogadores na área de jogo vivas.
Regulamento Técnico
O jogo começa sem coveiro e a primeira pessoa que for queimada não precisa ir para a cova, pode-se escolher outra pessoa para tomar o lugar dela.
O posicionamento nas covas se dará da seguinte forma: 1ª fundo da quadra, 2ª lateral direita, 3ª lateral esquerda, e recomeçando a partir do 4ª, 5ª e 6ª queimas e 7ª, 8ª e 9ª queimas.
Não será permitida troca de lugar entre os coveiros.
O atleta estará salvo da queima se ele agarrar a bola, ou se outro atleta agarrar a bola antes desta tocar no chão.
Se a bola tocar em duas ou mais pessoas antes de tocar o solo ou qualquer outro objeto ou estrutura existente no local de jogo, todos os atletas tocados pela bola serão considerados queimados.
Se os coveiros agarrarem a bola tocada em um jogador adversário este não será considerado queimado, mas sim, salvo.
Quando um atleta for queimado a posse de bola será deste atleta que reiniciará o jogo da cova.
Os coveiros podem queimar.
Nenhum dos jogadores podem ultrapassar as linhas limítrofes da sua área de jogo ou lançar ou agarrar a bola além delas.
As linhas da quadra fazem parte dela e portanto se a bola tocar a linha e for agarrada por uma atleta que está dentro da área de jogo esta bola será dela.
Se a bola não tocar a linha da área de jogo esta poderá ser agarrada pelos coveiros, no fundo ou nas laterais
Os jogadores vivos terão 2 minutos permitidos tantas trocas de bola quantas assim desejarem. O mesmo vale para os coveiros, sendo permitida inclusive lançar a bola cruzando a área adversária.
A bola que estiver fora da área de jogo deverá ser apreendida pelos coveiros, levando-se em consideração uma linha imaginária que limita as duas metades da área de jogo além da linhas limítrofes.
Não será permitido as jogadores vivos invadirem a área dos coveiros e vice-versa.
Mais informações no 3647-1274 ou 3647-1673.