Projeto piloto nacional de alfabetização de pescadores terá aula inaugural
Será realizada nesta sexta-feira, dia 17, às 11h, no Clube Congresso, a aula inaugural do projeto piloto Pescando Letras, primeiro a ser implantado em Santa Catarina. O projeto tem início junto com o período de defeso do complexo lagunar e se estende até 15 de janeiro de 2010.
O evento contará com a presença do Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, do subsecretário de desenvolvimento de aquicultura e pesca, Karim Bacha, do diretor de gestão estratégica e articulação institucional, Manoel Viana, representante da embaixada de Cuba no Brasil e também da atriz e produtora Tuca Moraes, atriz principal das sessenta e cinco vídeo aulas, que faz o papel de professora junto com o ator Chico Diaz no papel de monitor.
A proposta metodológica do Sim, eu posso é constituída de encontros presenciais, em que o processo de ensino-aprendizagem é mediado pelo alfabetizador com a utilização de tecnologias, como aparelhos de TV e DVD. São 17 fitas em DVD, com 65 vídeos aulas que totalizam 32,5 horas de gravação. Cada vídeo aula tem a duração de 30 minutos.
Integrado ao processo de alfabetização serão realizados um curso de Educação Cidadã de 40 horas e um curso de qualificação profissional, também com 40 horas. Será fornecido para os participantes camisetas, bonés, bolsa, consultas oftalmológicas e óculos, entre outros.
O Ministério da Pesca vai aprimorar o Pescando Letras, que já atendeu a mais de 100 mil pescadores/as desde 2003 e pela primeira vez o programa estará em Laguna, com a meta de atingir 600 pescadores, 200 em Imaruí e mais 200 em Imbituba.
Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do projeto , onde as aulas serão realizadas conforme o horário de trabalho dos profissionais da pesca. Mais informações na escola municipal mais próxima ou na Colônia de Pescadores.