Ministério da Pesca promove debate sobre o desenvolvimento territorial de aqüicultura e pesca

Técnicos do Ministério de Aqüicultura e Pesca e o Instituto de Estudos e Assessoria ao Desenvolvimento (CEADES) estão promovendo a I Oficina Territorial Sul Catarinense de alinhamento conceitual e metodológico da Política de Desenvolvimento Territorial de Aqüicultura e Pesca, neste dia 30 e 31 de julho, no auditório do Hotel Atlântico Sul.

Esta oficina tem como principal meta discutir as políticas territoriais com envolvimento na atividade pesqueira em todos os segmentos. E também socializar os conceitos e o referencial metodológico da abordagem, conhecer as experiências de desenvolvimento local e territorial, realizar uma apresentação do plano de trabalho com as ações programadas para o território e definir as equipes de apoio à implantação das ações de desenvolvimento territorial, dando início ao processo de construção do modelo de monitoramento e avaliação das ações a serem desenvolvidas.

De acordo com o representante do CEADE na região sul, Alfredo Sonza, durante estes dois dias de exposições e discussões, será formado um colegiado com representantes da pesca industrial, artesanal e os setores que compõem toda a cadeia produtiva da pesca e aqüicultura. “Vamos formar este grupo para participar dos eventos no Estado e finalmente em Brasília, levando as propostas apresentadas em cada oficina realizada nas regiões, com projetos para desenvolver as políticas territoriais de aqüicultura e pesca”, avaliou.

Participam do evento representantes da pesca e aquicultura das regiões do Vale do Itajaí, Tijucas, Florianópolis, no extremo sul, em Sombrio e Araranguá.