Iphan e Ministério da Cultura preparam o PAC das Cidades Históricas
O Iphan e o Ministério da Cultura (MinC) planejam para este mês de setembro o lançamento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. O projeto deverá injetar R$ 150 milhões por ano em 173 cidades históricas, em obras de requalificação urbanística, infraestrutura urbana, financiamento para recuperação de imóveis privados, restauro de monumentos e promoção do patrimônio cultural.
Entre as cidades, estão as 27 capitais brasileiras, além de nove municípios reconhecidos como patrimônios culturais da humanidade. Trinta por cento das cidades contempladas fazem parte do Programa Territórios da Cidadania do Governo Federal. Também estão incluídas todas as cidades que serão sedes da Copa do Mundo de 2014.
O plano envolve recursos da Casa Civil e dos ministérios das Cidades, do Turismo e da Educação, além do Iphan/MinC. Até o ano que vem o PAC das Cidades Históricas prevê a recuperação de 100 monumentos e imóveis públicos por meio de atividades econômicas induzidas, mil imóveis privados devem receber financiamento, assim como 120 atividades produtivas locais.