Iphan de Laguna convida fãs de filmes para integrar Clube de Cinema

No dia 19, ás 18h30min, os admiradores de filmes estão convidados a comer pipoca e falar de cinema. O encontro está programado para a Casa do Patrimônio no Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), na praça da matriz do município. A intenção, de acordo com a educadora patrimonial Gizely Cesconeto, é trocar idéias para montar um clube de cinema, pois o município foi escolhido para integrar o projeto Cine Mais Cultura, do Governo Federal.

Desde 2008, o Iphan e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, vêm atuando para estabelecer uma parceria com o intuito de implantar salas de cinema digital em cidades históricas ou em bens tombados pelo Instituto.

Foram selecionados espaços que, além de comportarem os equipamentos, fossem referenciais para a população, do ponto de vista histórico e simbólico.

O escritório técnico do Iphan em Laguna foi inscrito no edital Cine Mais Cultura pelos técnicos locais e teve a proposta aprovada.

Na úlima semana, a professora e artista plástica Gizely Cesconeto de Campos, educadora patrimonial do Iphan em Laguna, esteve na oficina de capacitação em Porto Alegre.

Após a capacitação o Cine Mais Cultura enviará para ao Iphan as instruções para a concretização da parceria com o Ministério da Cultura.

Em breve, o Iphan em Laguna terá a exibição dos mais variados filmes. “Acreditamos que essa iniciativa representará um diferencial significativo para a qualidade do lazer cultural da cidade de Laguna”, explica a arquiteta Ana Paula Citadin, do escritório técnico do Iphan, no município.