Cai o número de atendimentos no Centro de Triagem

As ações do município para inibir a proliferação do vírus H1N1, somados com a maior consciência da população e a temperatura alta, ocasionou uma queda na média de procura no Centro de Triagem, passando de 95 pessoas por dia para 34 no último domingo. “Com todos tomando cuidados: como lavar as mãos, ter uma alimentação saudável e evitar aglomerações, vamos inibir cada vez mais o aparecimento de complicações pulmonares”, explica a enfermeira Rosinete Silveira, coordenadora do Centro.

Até o final do mês de agosto, os profissionais de Saúde esperam que a prevenção continue.

No último final de semana 63 pessoas procuraram o Centro de Triagem, na antiga Câmara de Vereadores. Somente na sexta-feira, dia 14, foram 95 atendimentos. Nos pacientes de sábado e domingo apenas 3 foram encaminhados para o hospital Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos.

No município, 25 casos estão à espera da chegada dos exames, destes, 5 foram a óbito.

A Vigilância Epidemiológica Municipal está monitorando 20 pacientes.

Todos os dias, a equipe vai até à casa dos casos investigados, realiza exames e conversa com os familiares. “Muitos tomaram os medicamentos e já estão tendo uma vida normal, depois de realizar testes e o raio-x dos pulmões”, explica a enfermeira Andreza da Silva.

Enquanto não for confirmado, os casos continuam em investigação. Os pacientes internados nos hospitais da região também estão monitorados pela Vigilância.

Os exames dos pacientes atendidos em Laguna devem chegar nas próximas semanas.