Consultoria entrega primeiro diagnóstico do déficit habitacional do município

O município de Laguna está realizando seu plano municipal de habitação, com intuito de oferecer moradia para as famílias de baixa renda.

Nesta semana, a consultoria Caap entregou primeira etapa do diagnóstico do levantamento do déficit habitacional para o Governo Municipal, totalizando a necessidade de 1,5 mil residências para famílias que recebem até três salários mínimos.

O trabalho desenvolvido irá facilitar o acesso às políticas públicas do Governo Federal.

O Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS) é um instrumento político-administrativo em elaboração pela Prefeitura de Laguna, sob a coordenação do Departamento Municipal de Habitação, da Secretaria de Planejamento Urbano.

O trabalho trata-se de requisito de adesão dos municípios ao Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, em consonância com o Ministério das Cidades e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no enfrentamento de seus principais problemas referentes à habitação de interesse social, com o objetivo de promover o acesso à moradia digna.

A ação vem sendo elaborada desde o ano passado, com reuniões nas comunidades. No início do ano, famílias com renda até três salários mínimos foram questionadas pelas agentes comunitárias para uma amostragem.

O material está sendo analisado pela Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação.

De acordo com o coordenador do trabalho, Leonardo Pessina, foram analisadas as condições sócio-econômicas, a caracterização das comunidades, além de complicações com problemas de títulos.

Próxima etapa será elaborar as estratégias de ações para atender a população carente.