Prefeitura sede espaço para escritório de cooperativa pesqueira

Nesta terça-feira, dia 6, entra em funcionamento no primeiro andar do Centro Administrativo Tordesilhas, o escritório do programa Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) e Cooperlagunar, com o objetivo de organizar as ações e reuniões do grupo.

Desde 2007 vêm sendo realizados encontros pelo Banco do Brasil, responsável pelo programa sustentável, Epagri e Casa Familiar do Mar, com a proposta de desenvolver a atividade pesqueira no complexo lagunar, focada no negócio e preservação ambiental.

Foi criada em Assembléia Geral de Constituição a Cooperativa de Produção Pesqueira do Complexo Lagunar – COOPERLAGUNAR, que teve seu início com aproximadamente 36 associados e hoje já são 180 filiados.

A proposta de organização negocial inclui a implantação de uma unidade, localizada em Laguna, que será a central de beneficiamento, armazenamento e comercialização, visando agregar valor aos produtos e renda aos cooperados, e será integrada, a princípio, com entrepostos de coleta nos municípios de Imaruí, Imbituba e Jaguaruna.

Tendo em vista a relevância e recorrência dos problemas ambientais levantados pelo diagnóstico, a equipe DRS, em conjunto com os cooperados e parceiros, criou um Fórum Ambiental Permanente.

A abrangência do projeto compreende uma área de 687 Km2, com uma extensão de 50 km em linha reta do Camacho (Jaguaruna) à Imbituba.

Os atuais parceiros do DRS Complexo Lagunar são:
1.Banco do Brasil;
22.Sebrae
23.Secretaria da Pesca, Aqüicultura e Agricultura – Laguna/Jaguaruna/ Imbituba;

O QUE É DRS?
DRS – Desenvolvimento Regional Sustentável é uma estratégia negocial do Banco do Brasil, que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões onde o BB está presente, por meio da mobilização de agentes econômicos, políticos e sociais, para práticas de apoio a atividades produtivas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas, sempre observada e respeitada a diversidade cultural.

A gestão da estratégia DRS está a cargo da Gerência Executiva de Desenvolvimento Regional Sustentável, vinculada ao presidente do Banco.

Propõe-se a:

Promover a inclusão social, por meio da geração de trabalho e renda;
Democratizar o acesso ao crédito;
Impulsionar o associativismo e o cooperativismo;
Contribuir para a melhora dos indicadores de qualidade de vida;
Solidificar os negócios com mini e pequenos empreendedores rurais e urbanos, formais ou informais.